Google+ Alvarelli Fotografia - Blog: Grandes Nomes da Fotografia - Gerda Taro

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Grandes Nomes da Fotografia - Gerda Taro

Nome: Gerda Pohorylle (Gerda Taro)
Nacionalidade: Alemã
Nascimento: Stuttgart, 10 de Agosto de 1910
Falecimento: Espanha, 26 de Julho de 1937


"... Símbolo do fotojornalismo revolucionário e mártir da luta antifascista."


Gerda era filha de uma rica e próspera família de judeus poloneses. Porém, mesmo assim, desde cedo optou por se envolver em manifestações trabalhistas e contestações ante governistas. Assim que o Nazismo se instalou na Alemanha, ela, que já tinha sido presa, resolveu se exilar na capital francesa. Lá ela conhece um húngaro, também judeu, chamado André Friedmann (mais tarde conhecido como Robert Capa).

Robert Capa já era fotógrafo e, como se tornou noivo de Gerda, lhe ensinou a fotografar. Neste período, eles precisavam muito de dinheiro e como não conseguiam trabalhos devido a sua origem judaica. Sendo assim, criaram o personagem Robert Capa, pelo qual seu então noivo começou a vender serviços e se imortalizou.

Robert Capa fotografado por Gerda Taro (maio de 1397)

Gerda Taro ficou realmente famosa pela cobertura fotográfica realizada na Guerra Civil Espanhola. Período em que conseguiu registrar fantásticas e históricas cenas. Um dos seus mais importantes trabalhos (e também o que lhe proporcionou grande prestígio), foi sobre a primeira fase da Batalha de Brunete, onde Gerda acabou como testemunha do triunfo republicano. Esse episódio se findou como uma reportagem que foi publicada na revista "Regards" em 22 de julho de 1937.

Garoto Uniformizado (Agosto de 1936)

Soldados Republicanos (Junho de 1937)

Gerda perdeu a vida atropelada (e esmagada), por um tanque de guerra. Durante um rápido e inesperado bombardeio, que forçou os tanque a se movimentarem rápido e desordenadamente. Seu corpo foi enterrado na França com honras militares. Recebeu honrarias de uma heroína republicana!

Dinamiteiros Republicanos (Madrid, 1937)

Treinamento de Milícias (Barcelona, 1936)

Gerda é uma das criadoras da moderna fotografia de guerra. Embora pioneira, é pouco lembrada dentro e fora da Fotografia.

Soldados Republicanos carregando um companheiro ferido

Veja mais fotos de Gerda Aqui!



Acompanhe a primeira temporada da série:
Grandes nomes da Fotografia

01 - Henri Cartier Bresson
02 - Robert Capa
03 - David Seymour
04 - Sebastião Salgado
 05 - Gerda Taro
06 - Cornell Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário