Google+ Alvarelli Fotografia - Blog: Como eu vi 2015

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Como eu vi 2015

Como eu vi 2015

2015 foi um ano muito difícil!

Tenho quase 5 anos como Fotógrafo, e ainda não tinha passado por um período conturbado como foi o último trimestre de 2015. Sazonalmente, Outubro, Novembro e Dezembro são meses muito corridos e de ótimos negócios. Nestes meses há muitos aniversários (talvez tenha alguma relação com o Carnaval... Só talvez...), muitos casamentos (por ser primavera no Brasil) e Confraternizações de empresas.

Os Eventos Sociais caíram bastante. E as pessoas que optaram por fazê-los, ou choraram preços até o esgotamento ou simplesmente cortaram alguns serviços como DJ e Fotografia.

Não posso afirmar que essa seja a realidade em todo o Brasil ou em todas as classes sociais. Meu foco hoje está na classe C, e esta mostrou este comportamento.

Já em relação aos Eventos Corporativos, as empresas também fecharam as torneiras. Em 2014 fiz várias Coberturas de Confraternizações. Em 2015 estas mesmas empresas dispensaram o Serviço de Fotografia ou sequer realizaram um Confraternização...

Se fosse só isso estaria até que bom para um ano de crise e recessão econômica, crise política, inflação e custo de vida elevadíssimos. Para quem vive de Fotografia o ano também foi fraco em relação a eventos voltados à área e a novidades.

Duas das maiores Feiras voltadas à Fotografia no Brasil, a Fotografar e a PhotoImage Brasil estavam bem fracas... A Fotografar não trouxe muita novidade. Resumidamente foi um mais do mesmo bem clichê. Já a PhotoImage estava tão fraca que cheguei a me arrepender de ir...

2015 foi bastante complicado. Eu quero lembrar dele apenas como um bom aprendizado. Ele me serve agora como referência e experiência para que em 2016 eu não cometa muito erros que cometi neste ano e que, com esse aprendizado eu possa desenhar um Ano Novo realmente Bom!

E você? Como foi seu 2015? Compartilhe conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário