Google+ Alvarelli Fotografia - Blog: fevereiro 2014

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Aniversário do Blog! 1 ano on-line!

Aniversário do Blog! 1 ano On-Line!

Hoje o Blog Alvarelli Fotografia faz aniversário! Um ano no ar com notícias, curiosidades, divulgações e trabalhos próprios! Foi um ano bastante corrido e bastante proveitoso.


Estamos muito felizes pela quantidade de acessos e pela repercussão que conseguimos neste período. Este um ano foi uma fase de aprendizagem. Acertamos algumas coisas e erramos muitas outras. Mas tudo serve de experiência!

Em 26 de Fevereiro de 2013, ainda sem logo definido, fizemos nosso primeiro post, sobre o vencedor do Oscar de Fotografia 2013, que foi "As Aventuras de Pi". Você pode conferir este post clicando aqui!


Daí para frente foram diversos posts, séries e matérias, sendo 79 só em 2013. Segue o "TOP FIVE" do blog Alvarelli Fotografia:







Vocês não tem ideia do orgulho e satisfação que temos de ter o grande mestre mineiro da fotografia, Sebastião Salgado, como responsável pela postagem mais acessada do blog!

Muito obrigado a todos que nos visitam ou já nos visitaram. Muitas novidades virão neste ano. Esperamos fazer ainda muitos outros aniversários!

Até mais!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Profissão: Fotógrafo

Profissão: Fotógrafo

Fotografia é profissão? Existe fotógrafo profissional? O que define fotógrafo profissional? O que o diferencia de uma amador?


Boas perguntas, certo? Pois é... As perguntas acima são motivos de muita discussão, tanto entre fotógrafos quanto entre pessoas que não tem absolutamente nada a ver com fotografia.

Segunda a revista FHOX, no ano de 2013, havia, somente no Brasil, mais de 1 milhão de usuários do Facebook que se auto intitulavam "Fotógrafos". Em contrapartida, no mesmo ano, havia aproximadamente 50 mil CNPJ's devidamente registrados como empresas de fotografia, estúdio e afins. Uma bela diferença, não acham?

Pois é, há quem defenda que para uma pessoa ser fotógrafa profissional, ela precise ter empresa aberta e um escritório. Há quem diga que isso tudo é besteira. Independente dos "achismos", o importante é dizer que no Brasil, não há qualquer regulamentação sobre a profissão de fotógrafo.

O que existem aos montes são associações de nichos, como a de fotojornalistas, a de fotografia de recém-nascidos e etc.

Uma verdade é que muita gente (mas muita mesmo!), assim que ganha ou compra uma câmera DSLR, já se acha (e se diz) fotógrafo! Em diversos eventos públicos conversei com pessoas que estavam com suas Nikon ou Canon DSLR no modo Auto, mas se diziam Fotógrafos, sem conhecer sobre regras de composição, sobre técnicas avançadas ou mesmo o básico de fotografia digital.

Sim, isso é absurdo. Principalmente por que muito utilizam seus Hobbies para "queimar" mercado, difamar a imagem de fotógrafos de verdade e poluir o mercado fotográfico com imagens tecnicamente ruins. Já vi casos inclusive, de pessoas com máquinas compactas

Para vocês terem uma ideia, vejam este gráfico que ilustra bem como é a rotina de fotógrafo profissional:


A imagem foi retirada do blog da Cládia Regina, uma fotógrafa que eu não conheço pessoalmente, mas admiro muito, tanto pelo seu trabalho quanto por ela transmitir informação de altíssima qualidade, sem qualquer pudor. Veja uma postagem super interessante dela clicando aqui.


Só não pensem que eu sou contra novos entrantes. Muito pelo contrário, há espaço para todos! Mas todos que queiram trabalhar de verdade e com paixão. Fotografia não é brincadeira. Você está mexendo com o presente e o passado das pessoas, sem falar em seus sentimentos e emoções.

Ter CNPJ não é ser profissional, é ser legal (legalizado). Ser profissional é entregar um excelente serviço, atender bem, de forma honesta e com preço justo!


Ser Fotógrafo Profissional é assumir riscos.
É dar a cara para bater dia-após-dia.
É ser destemido e corajoso.
É ser empreendedor, administrador e marketeiro.
É ser artista, sensível e verdadeiro.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Quanto vale uma recordação?

Quanto vale uma recordação?

Um ditado popular diz que recordar é viver! Eu acredito muito nisso. E acredito também que a fotografia é uma das melhore formas de se recordar e de lembrar de pessoas, que em muitos casos já não estão mais entre nós fisicamente; lembrar de momentos da nossa vida que jamais retornaram; lembrar de lugares que visitamos (ou as vezes não...); manter vivo em nossas mentes, momentos do nosso passado que marcaram...

A fotografia é muito mais que uma obra de arte. Ela pode emocionar apenas pela mensagem que trás, mas também pode emocionar pelo sentimento que desperta!


É exatamente por isso que não podemos confiar esta função a qualquer um. Um verdadeiro profissional de fotografia sabe a importância do seu trabalho, e por isso a valoriza. Ter imagens que eternizem a gestação e o nascimento de um filho, seu primeiro aniversário, sua infância, sua formatura, seu casamento, é algo para a vida toda e para as próximas gerações. Esta é uma forma de imortalidade!

Hoje muitas pessoas deixam de registrar momentos únicos em suas vidas ou na vida de seus filhos por que acham caro e depois de alguns anos se arrependem amargamente. Outros acham besteira contratar um profissional para fazer este serviço e, além de não aproveitarem a festa, não tem qualquer conhecimento técnico para fotografar, com isso as fotos saem, digamos, simples e comuns...

A fotografia por si só já emociona. Quando é feita com técnica e amor, ela te permite voltar no tempo e reviver momento esplendidos do seu passado! Não permita que amadores ou pensamentos mesquinhos tirem isso de você. Contrate profissionais realmente dedicados com o fatos humano para Fotografar sua família! Afinal de contas, quanto vale uma recordação?


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A Fotografia no Carnaval 2013


Aproveitando o clima de festa e folia, que tal relembrarmos um desfile de 2013 do Acadêmicos do Salgueiro, no Rio? A escola, com um enredo sobre a "Fama" levou para a Sapucaí uma gigantesca Câmera Fotográfica SLR!


A escola usou e abusou da criatividade ao mostrar como a profissão Fotógrafo é importante para levar (ou não) alguém a fama. Logo na comissão de frente estavam paparazzis e o eterno Chacrinha.



O carro-abre-alas da escola, chamado de "Grande Angular" (cá entre nós, GRANDE mesmo...), mostrava como a fama pode se propagar através da imagem certa.


Eu não sou muito fã de carnaval. Porém, adoro ver as comissões de frete e os carros alegóricos. Só pelo quesito "Criatividade". Essa parte eu acho realmente fantástica!

Não vi o desfile do Salgueiro, mas, segundo críticas de sites especializados, foram muito bem na avenida. Pena que não o suficiente para ganhas. Eles ficaram com a 5ª posição no carnaval de 2013.

Boa sorte este ano Salgueiro! E vamos aguardar. Quem sabe não temos surpresas agradáveis em 2014...

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

E vem aí o Oscar 2014

E vem aí o Oscar 2014!

Agora, com a divulgação da lista de indicados, começam as apostas para a maior premiação d cinema mundial, o Oscar!



Falando em Oscar, o primeiro post desde blog foi justamente sobre o vencedor do Oscar 2013 de Fotografia. Veja aqui a matéria!


O grande vencedor da Categoria "Fotografia" em 2013 foi "As Aventuras de Pi". Já para 2014 os indicados são:

  • O grande mestre
  • Gravidade
  • Inside Llewyn Davis: Balada de um homem comum
  • Nebraska
  • Os suspeitos


Embora eu não tenha um preferido, acredito que a estatueta de fotografia fique com "Gravidade" ou Nebraska". Não que os outros não mereçam, mas estes dois deixam bem em evidência as regras de composição fotográfica.

Gravidade e Nebraska também concorrem em melhor filme, melhor diretor, melhor atriz e melhor ator. São excelentes candidatos a várias estatuetas.


Veja abaixo uma playlist com traillers dos cinco indicados ao Oscar de Fotografia 2014: