Google+ Alvarelli Fotografia - Blog: Nikon Df - Profissional Digital no melhor estilo Retrô

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Nikon Df - Profissional Digital no melhor estilo Retrô


Pois é caros saudosistas. Câmeras digitais são fantásticas. Reduzem muito os custos. Evitam que tenhamos que transportas malas cheias de filmes e etc. Mas Há quem sinta muita saudade, tanto dos rolos de filmes quanto do formato da própria máquina.
 
A Nikon, agora, lançou uma nova máquina digital DSLR. Com recursos tecnológicos de ponta. Porém, no melhor estilo retrô.
Esta nova máquina traz um fantástico design inspirado nas clássicas câmeras Nikon de filme da série F. Câmeras que fizeram história e ainda são sonho de consumo de muitos fotógrafos e colecionadores.
 

Embora seu design nos remeta a décadas atrás, a Nikon Df vem equipada com o que há de mais tecnológico. Estamos falando de uma câmera fotográfica profissional (uma Fullframe) digital com estrutura e seletores mecânicos clássicos.

 
Equipada com um fantástico sensor FX de 16.2 megapixels, ela pode disparar até 5,5 quadros por segundo. Sua sensibilidade ISSO varia de 100 até 12.800, podendo ser expansível de 50 a 204.800. E ainda conta com sistema Wi-Fi (opcional).
 
Seu sensor, assim como seu processador de imagem (EXPEED 3), é comparável a já consagradíssima D4, que é a DSLR profissional top de linha da marca.

 
Este modelo único está disponível em duas cores: Preto e Prata (que lembra ainda mais as clássicas analógicas) e somente Preto. Quanto ao preço... é... não vai ser das mais em conta... Nos Estados Unidos ela já está a venda por US$ 3.000,00. Aqui no Brasil, no Kit que acompanha uma exclusiva 50mm f/1.8, já a ví a venda por incríveis R$ 13.000,00!

Cá entre nós... Achei que seus 39 pontos de autofoco deixaram a desejar... Essa característica poderia ter sido melhor trabalhada... Mas isso é só um mero detalhe se olharmos para o conjunto da obra!
 
Sua tela LCD vem com 3,2 polegadas e 921 mil pontos. E, como se não bastasse, ela aceita praticamente todas as objetivas Nikkor, sejam as atuais para câmeras digitais (AF, AF-S e AF-D), sejam clássicas analógicas. O mesmo se aplica para os Flashs.

 
Do meio do ano pra cá, comecei a pensar na possibilidade de comprar uma câmera analógica. Tanto pelo seu visual, quanto pela oportunidade de trabalhar com filmes, revelação, etc. Logo na sequencia, fiquei sabendo deste lançamento. Esta câmera reúne o que há de mais moderno em tecnologia, com melhor do design clássico de uma câmera analógica. Não preciso nem dizer que já me deu uma coceirinha na mão para comprar uma belezinha destas, né?
 

Um comentário:

  1. Alô à todos ... depois de praticamente 4 anos de seu lançamento, os comentários e review a respeito da Df são bastante excessos. Existem a meu ver duas explicações plausíveis,ou a câmera agradou demais e ninguém tem o que reclamar , ou existem tantas reclamações que nenhum review valeria a pena . Ficarei com a primeira hipóteses. Minha esposa e eu fotografamos juntos há cerca de 50 anos . Ela nem tanto , mas eu sou nikon maníaco por opção. Deixamos a fotografia analógica por imperiosa necessidade , filmes , químicos, bons laboratórios tudo foi se excasseando e o digital tornou-se a solução. O lançamento da Df foi uma agrabilissima surpresa , e comprei a minha cerca de 4 meses após o lançamento. Fiquei extremamente satisfeito com a câmera e as possibilidades de usar as antigas lentes , praticamente todas me deixou bastante feliz . A qualidade de imagem e fantástica e o custo beneficio muito bom . Para mim não fez falta nenhuma o fato de não filmar , pois sou fotógrafo e não cinegrafista , para esse serviço deixo a cargo da minha esposa com outro equipamento . Para aqueles que têm paixão pela fotografia , e estiveram como eu nos tempos do analogico , a Df nos leva a voltar à esse tempo , com altíssima tecnologia , mas com um grandioso saudosismo .

    ResponderExcluir