Google+ Alvarelli Fotografia - Blog: Megapixels – Mitos e Verdades

sexta-feira, 15 de março de 2013

Megapixels – Mitos e Verdades

          Hoje temos a ideia de que quanto mais megapixels uma máquina fotográfica tiver, melhor ela é! Mas será que é bem por aí? A qualidade de uma fotografia é caracterizada apenas por isso? Quanto mais megapixels, melhor? Sério? Mas a final de contas, o que é um megapixel? O que é um pixel?
 
          Estão aí algumas perguntas que as pessoas deveriam se fazer...

          Basta irmos a uma loja ou visitarmos a sessão de câmeras digitais de um e-commerce para vermos a infinidade de modelos apresentados em quase todas as cores do arco-íris, em tamanhos e formatos diferentes, por marcas consagradas e outras que nunca ouvimos falar, com reconhecimento de rostos e sorrisos, e com duzentos milhões de recursos. Porém, mesmo assim, indiscutivelmente, quando uma grande parcela de leigos em fotografia vai comprar uma câmera digital compacta (Veja sobre os tipos de câmeras clicando aqui), um dos fatores mais decisivos na hora da decisão de compra está na quantidade de megapixels que aquela máquina apresenta, ainda que, na grande maioria dos casos, eles sequer sabem o que é um megapixel e qual a sua relação com a qualidade da imagem final.
 
          Para conseguirmos chegar a uma conclusão sobre o assunto e podermos afirmar qualquer coisa, precisamos entender a coisa por partes:
 
1º O que é um Pixel? Um pixel é um ponto de cor. Ele é o menor elemento da imagem. Cada pixel tem uma única informação de cor, que em conjunto, formam uma imagem. Para enxerga-los basta ampliar uma imagem em seu computador, pode ser qualquer foto no Paint mesmo. Abaixo podemos ver os tais pixels:


          Nesta imagem podemos ver os pontos de cor, que na verdade são pequenos quadrados. Cada quadradinho é preenchido com uma determinada cor. Quando eles estão agrupados formam a imagem da família Simpson.

          Temos então diversas linhas e diversas colunas formadas por esses pequenos quadrados. Assim podemos fazer a contagem destes pixels.

          A imagem abaixo possui 1.546 pixels de largura por 1.024 pixels de altura. --- Aqui entra um pouco de matemática --- para sabermos qual a quantidade exata de pixel desta imagem, basta multiplicar 1546 por 1024 (o mesmo calculo da área de uma forma geométrica plana com 4 lados). Temos então:

   1546
X 1024        
   1.583.104

 
          Legal! Sabemos agora que a imagem possui Um milhão, quinhentos e Oitenta e Três mil, Cento e Quatro Pixels! Concorda comigo que ficaria muito extenso, chato e complicado usar esta nomenclatura no dia-a-dia? Pois é! Daí surgiu o termo “Megapixel”.

2º O que é um Megapixel? Um Megapixel é um conjunto de 1.024.000 (Um Milhão e Vinte e Quatro mil) Pixels! Sendo assim, a imagem acima possui aproximadamente 1.5 MP. É só dividir a quantidade total de pixels (1.583.104) por um milhão e Vinte e Quatro mil (1.024.000) e usar a regra de arredondamento.

          Tudo bem até aqui? Espero que sim, por que ainda não acabamos...

          Agora que entendemos o que é um Pixel e o que é um Megapixel, vamos entender quais as reais diferenças entre uma imagem de 2MP, uma de 6MP e outra de 12MP.

          Podemos afirmar que uma foto com 8MP possui o dobro do tamanho de uma com 4MP? Sim? Não? Por quê? Vamos analisar a tabela abaixo:  


Megapixels
Qtde de Pixels (Larg X Alt)
1mp
1280 x 800
2mp
1920 X 1080
3mp
2048 X 1536
4mp
2464 X 1632
5mp
2560 X 1920
6mp
3008 X 2000
8mp
3504 X 2236
10mp
3872 X 2592
12mp
4290 X 2800
18mp
4896 X 3672

          Podemos observar que uma imagem com 8MP NÃO tem o dobro do tamanho de uma com 4MP! Como se trata do calculo de uma área, uma imagem de 8MP apresenta um aumento afetivo de aproximadamente 40% em relação a área total de uma imagem de 4MP. Levando isso em consideração, precisaremos de uma imagem com aproximadamente 15MP para termos o dobro do tamanho de uma imagem com 4MP!

           Veja abaixo um comparativo dos tamanhos das imagens levando em consideração a quantidade de Megapixels de cada uma:
 

           Pois é! Pois é! Pois é! A coisa é meio complexa, mas com um pouco de estudo e dedicação fica tudo bem mais fácil!

          Agora conseguimos perceber que a quantidade de megapixel é muito importante para definir o tamanho da imagem. Mas não é o único elemento a ser avaliado na hora da compra, principalmente quando se trata de produtos mais top de linha, das câmeras avançadas ou, principalmente, das DSLR.

          Na verdade verdadeira, como a concorrência no mercado de câmeras compactas é enorme, os fabricantes criaram a ideia de que quanto mais megapixels melhor. Pura jogada de Marketing! Pois levar apenas este quesito em consideração é uma grande fria.

Conclusão: Uma câmera com 2 ou 3MP tira fotos tão boas quanto uma com 14 ou 18MP. O que vai diferir muito é o tamanho destas imagens (quantidade de kilobytes que serão necessários em uma mídia para gravação da imagem). Fotos com menos Megapixels serão um peso menor, logo são as melhores para quem vai alimentar um blog, publicá-los em redes sociais como o Facebook ou imprimi-las em tamanho padrão de fotografia (10x15cm). As fotos com grande quantidade de Megapixels são necessárias para grandes ampliações e grandes impressões como em banners e outdoors ou para uso e divulgação profissional.

         Pois bem, se você for tirar fotos das férias, dos aniversários das crianças ou qualquer outro evento que seja apenas para recordação, o melhor é optar por poucos megapixels. Além de caber bem mais imagens no cartão de memória, você vai ter um gasto pequeno na hora da revelação em 10x15cm.

           Nunca se esqueçam que existem vários outros fatores importantes para se levar em consideração na hora de escolher seu equipamento, tais como quantidade de zoom e se este é óptico ou digital, ISSO, no caso de câmeras compactas, se elas utilizam pilhas ou baterias, memória interna e expansão de memória, tipo de cartão de memória suportado, garantia, funcionalidade, recursos e, por último, o preço. A mais barata nem sempre é a melhor opção, assim como a mais cara não necessariamente é a melhor!

- - - - - - - - - - | - - - - - - - - - - - | - - - - - - - - - - -

Gigapixel? Existe isso? Sim! Existe! O termo Gigapixel corresponde a um conjunto de pouco mais de 1 bilhão de pixel, ou seja, um conjunto de 1024 megapixel. Sim, a nomenclatura é nova e começou a ser utilizada com as fotos panorâmicas, que são a fusão de várias imagens na horizontal.

- - - - - - - - - - | - - - - - - - - - - - | - - - - - - - - - - -

Pixels Interpolados: Já ouviu falar em pixels efetivos e pixels interpolados? Não? Está desatualizado, hein... Brincadeira! Hoje alguns fabricantes de câmeras compactas utilizam estas nomenclaturas. Quando falam de pixels efetivos estão falando sobre o que está aí em cima. São os pixels reais dos quais a imagem é formada. Já a interpolação de pixels é um “afastamento” dos pixels reais e o preenchimento dos espaços resultantes deste “afastamento” por cores próximas às originais. Isto é feito quando o fabricante não quer aumentar a quantidade de pixels efetivos, o que resultaria no encarecimento do produto final. O efeito é obtido por meio de um software algorítmico e, sim, pode comprometer a qualidade da imagem! Se você preza por qualidade, busque sempre utilizar os pixels efetivos (reais).

- - - - - - - - - - | - - - - - - - - - - - | - - - - - - - - - - -

Mais uma vez obrigado pelo tempo despendido. Sei que você poderia estar matando... Estar roubando... Mas está aqui, lendo este post. Obrigado e lembre-se: CO-MEN-TE! Quero realmente saber sua opinião!


E não esqueçam de visitar e curtir nossa página no Facebook: 
Facebook 

6 comentários:

  1. Então quanto mais megapixels pior é a camera?

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Na verdade não é bem assim... A qualidade da imagem (consequentemente da câmera que a faz)depende de um conjunto de fatores, como condições de luz, sensibilidade ISO, balanço de branco, entre outros (que serão falados, um a um, em outros post's). Mas há um fator super determinante que é o Sensor, equipamento que substitui o filtro nas câmeras digitais e é o responsável por receber a luz que passa pela objetiva (lente). O tamanho so sensor tem peso fundamental na qualidade da foto. Isso porque um sensor pequeno vai registrar poucos detalhes do objeto ou cena, enquando um sensor grande DX ou FX já tem um super espaço para gravar cada detalhe do que está a ser fotografado.
    Vamos ver isso com mais detalhes mais pra frente. Aguarde!

    ResponderExcluir
  3. Gostei! Explicação simples e completa.

    ResponderExcluir
  4. Deixa eu tentar entender.. rs.. Onde entram os cm da foto? Por exemplo, uma imagem de 5mp (2560 X 1920) pode ser impressa até um tamanho X para não perder qualidade, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! A quantidade de pixels em uma imagem diz respeito a quantidade de pontos de cor. Imagine duas imagens. Ambas com 2mp. A primeira tem 10x15cm. A segunda tem 30x40cm. A segunda tem bem mais área para ser preenchida pela mesma quantidade de pixels da primeira. Logo, a qualidade de impressão da primeira será bem superior a da segunda. Será que fui claro?

      Excluir